sexta-feira, maio 29, 2009

Depois da Revelação. Durante a espera. Enquanto Caminhos.

1 Coríntios 10

1 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, 2 e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, 3 e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, 4 e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. 5 Mas Deus não se agradou da maior {parte} deles, pelo que foram prostrados no deserto. 6 E essas {coisas} foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as {coisas} más, como eles cobiçaram. 7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber e levantou-se para folgar. 8 E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram e caíram num dia vinte e três mil. 9 E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram e pereceram pelas serpentes. 10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor. 11 Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem {já} são chegados os fins dos séculos. 12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. 13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel {é} Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Hebreus 10

Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. 15 E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: 16 Este {é} o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; {acrescenta}: 17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. 18 Ora, onde {há} remissão destes, não {há} mais oblação pelo pecado. 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, 20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, {pela} sua carne, 21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 24 E consideremo-nos uns aos outros, para {nos} estimularmos à caridade e às boas obras. 25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, {só} pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? 30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha {é} a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Salmos 19

7 A lei do SENHOR {é} perfeita e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR {é} fiel e dá sabedoria aos símplices. 8 Os preceitos do SENHOR {são} retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR {é} puro e alumia os olhos. 9 O temor do SENHOR é limpo e permanece eternamente; os juízos do SENHOR {são} verdadeiros e justos juntamente. 10 Mais desejáveis {são} do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o {ou as gotas} licor dos favos. 11 Também por eles é admoestado o teu servo; {e} em os guardar {há} grande recompensa. 12 Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos {que me são} ocultos. 13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão. 14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, rocha minha e libertador meu!



Pai, em nome de Jesus, livra os meus pés do tropeço, da queda e do desvio. Em nome de Jesus, sempre que estiver fora do seu propósito me sinalize de modo que eu possa entender; me avise antes que o caminho de volta fique longo e penoso. Não me deixe esquecer de vigiar de dia e noite. Cresça a intimidade entre nós para que no instante que seu aroma se afastar do meu olfato eu possa perceber a sua ausência. Pai, livra-me dos sofismas que recheiam a chamada ‘igreja do Senhor’, das mentiras que o diabo conta no meio do seu povo. Livra-me de ser morna. Não me deixe cauterizar. Não deixe que meus olhos parem de enxergar a beleza dos seus milagres. Quero depender da sua graça, mas me livre de ultrajá-la. Não me permita ser negligente com a sua obra, mas me livra de não depender da sua misericórdia.

É o que peço, em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário: